Páginas

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Agora não é Hora de Ficar com um Pé Atrás sobre a Conferência


Um número recorde de indexadores está se inscrevendo. Desde o início do Projeto do Censo dos Estados Unidos de 1940 temos visto até 3.000 novos indexadores cadastrando-se por dia. Não poderíamos estar mais entusiasmados — ou preocupados.
Atualmente temos um acúmulo de mais de três milhões de imagens de projetos ativos que precisam ser conferidas. Isso significa três milhões de imagens e seus respectivos índices que não são publicados no FamilySearch.org porque não passaram pela conferência. Eles poderiam ser publicados em questão de dias se fossem todos conferidos hoje. É apenas uma questão de ter voluntários suficientes para fazer o trabalho.
Arbitration NeedsAgora, imagine o que acontecerá quando acrescentarmos os registros de um dos projetos de indexação mais populares da história. Quantas das 3,5 milhões de imagens do Projeto do Censo dos Estados Unidos de 1940 serão acrescentadas à quantidade acumulada para conferência? Só o tempo dirá, mas “isso não vai ser legal” a menos que algo mude.
Como podemos solucionar esse acúmulo? Simples — só precisamos de mais conferentes. Se você é conferente, precisamos de você. Se você é um ex-conferente que deixou a conferência para enfocar a indexação, precisamos de você. Se você é um ex-conferente que deixou também de ser voluntário do FamilySearch, precisamos de você. Se você é um indexador experiente que acha que pode ter as qualificações para conferir, precisamos de você. Se você é um indexador que deseja adquirir a experiência necessária para que possa qualificar-se para conferir, precisamos de você.
Se você está dizendo a si mesmo: “Tudo bem, estou convencido; o que eu preciso fazer?” Então, veja como você pode dar o próximo passo.
Aos conferentes atuais e aos ex-conferentes, vocês sabem o que fazer. Certifique-se de familiarizar-se com os projetos que esteja planejando conferir. A melhor maneira de fazer isso é ler completamente as instruções do projeto, os campos de ajuda e as atualizações do projeto, depois indexar alguns lotes do projeto.
Aos demais aspirantes a conferentes, acesse o link: Guia de Recursos de Indexação e procure a seção sobre conferência, onde você encontrará tudo o que precisa para tornar-se um conferente. Se você faz parte de um grupo organizado de indexação ou de uma estaca SUD, ligue para o administrador de seu grupo ou para o diretor de indexação da estaca. Ele(a) provavelmente pode ajudá-lo a entender o processo rapidamente e a decidir se a conferência é a coisa certa para você. Você pode descobrir o nome e as informações de contato do administrador de seu grupo ou do diretor de indexação da estaca abrindo o programa de indexação do FamilySearch, clicando no menu Ajuda e selecionando Suporte de Contato.
Se você tem receio de não ser bom o bastante para conferir, leia o restante dos artigos relacionados abaixo e depois decida. Não é para todo mundo, mas se você é maduro e meticuloso, um indexador experiente e disposto a qualificar-se, provavelmente tem aquilo que é necessário para tornar-se um excelente conferente. Você nunca saberá se não tentar.

Trabalhar com a Indexação / LINK

Abaixo segue o link para entendermos como trabalhar melhor com a Indexação:


Trabalhar com a Indexação/ Link

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Vídeo - Salvadores no Monte Sião

Clique no título abaixo e assista a um vídeo muito especial:  



Salvadores no Monte Sião - Vídeo

Mensagem de Incentivo!


"“Nenhum trabalho dá mais proteção à Igreja do que as ordenanças do templo e a pesquisa de história da família, que a sustêm. Nenhum trabalho é tão espiritualmente purificador. Nenhum trabalho nos confere mais poder. Nenhum trabalho exige um padrão de retidão mais elevado.”"
--Presidente Boyd K. Packer

Informativo para Consultores de Alas e Ramos

 

Informativo para Consultores

 

Espaço do CEO: Os Voluntários e o Trabalho com o Censo de 1940

Espero que todos tenham tido a oportunidade de pesquisar seus antepassados nos registros criados como parte do nosso projeto do Censo Federal dos EUA de 1940. Como sabem, fazemos parte de um grupo que produziu a versão mais completa e pesquisável desses dados disponíveis em qualquer lugar, online. Se você não tem acesso aos registros da região em que seus antepassados moravam, terá em breve. Por meio de um incrível esforço interno e externo, conseguimos organizar um grupo de indexação com mais de 137.000 voluntários, com esse número aumentando em quase 1.000 por dia.

De acordo com os padrões do mundo, esse esforço do censo tem sido um exemplo invejável de “crowdsourcing” (a palavra da moda na indústria para a filosofia “muitas mãos tornam o trabalho leve”). Para nós, é uma das muitas formas de projetos colaborativos em grupo que promovem nossa visão de criar e conectar os melhores e mais valiosos recursos de pesquisa para ajudar as pessoas a descobrir quem são ao explorar de onde vieram. Temos trabalhado de maneira colaborativa com voluntários, conservadores de registros e com o público geral por mais de 100 anos para tornar os registros de genealogia mais amplamente disponíveis.

Mesmo que nosso objetivo fosse apenas a conclusão rápida e bem-sucedida do censo de 1940, ainda teríamos que estar gratos e entusiasmados. Mas imaginem as possibilidades de uma força de trabalho tão dedicada, treinada e motivada ao mudarmos nosso foco dos registros do censo para os de imigração e naturalização e outros registros específicos de países, como os representados pelo nosso projeto de antepassados italianos. Espero que seja possível enxergar o potencial de nossa crescente força de trabalho voluntária e o impacto que todos vocês podem ter no presente e no futuro da história da família.

Mais uma vez, agradeço a cada um de vocês que está envolvido nesse enorme esforço.

Dennis Brimhall, Diretor Gerente do FamilySearch



Experimente o Family Tree no site FamilySearch.org
 
O desenvolvimento da seção Family Tree do site FamilySearch.org continua. O Family Tree é uma atualização e uma futura substituição do site new.FamilySearch.org. Se você não teve a oportunidade de ver o Family Tree sendo usado, pode cadastrar-se para usá-lo no endereçohttp://familysearch.org/invite/familytree_tab
 
Como usuário do Family Tree você poderá:
 
  • Comunicar-se e colaborar com outras pessoas
  • Acrescentar, alterar e excluir parentescos
  • Participar do debate e fornecer fontes a respeito de informações vitais da família
  • Acrescentar antepassados específicos a uma “Lista a Monitorar” pessoal
  • Experimentar os novos recursos e a funcionalidade quando estiverem disponíveis
  • Ver o Family Tree em outros idiomas (com base no idioma do navegador)
 
O Family Tree no site FamilySearch.org vai dar a TODOS os usuários do site do FamilySearch a oportunidade de ver e acompanhar suas informações da história da família de maneira fácil e integrada. Contudo, estamos no início do processo e ainda há melhorias a serem feitas. Por isso, a equipe de gerenciamento de produtos adoraria saber suas opiniões, problemas e impressões sobre o novo sistema e os recursos, inclusive sobre a possibilidade recentemente acrescentada de incluir, alterar e excluir parentescos. Com esse objetivo, para fornecer seu feedback, apenas clique na aba feedback no lado direito da tela. Você será direcionado então para a nossa página da central de ajuda onde pode compartilhar suas ideias ou relatar quaisquer problemas.
 
Novos recursos
Aqui está uma breve visão geral de alguns dos novos recursos do Family Tree para ajudá-lo a entender melhor como ele funciona e assim poder ajudar outras pessoas.
 
Acrescentar Pessoas ao Family Tree
Na seção Membros da Família da página dos detalhes da pessoa, você deve notar imediatamente uma série de novos links que lhe dão a possibilidade de acrescentar cônjuges, pais e filhos.  Na página do Family Tree , você verá Acrescentar Marido e Acrescentar Esposa no final de suas linhagens genealógicas. Esses links lhe permitem acrescentar uma nova pessoa ou localizar uma pessoa existente para ligar a seus familiares. 



 

 
Acrescentar, Alterar e Remover Dados do Casamento
Selecionar o link Visualizar de  um casal vai abrir a página do casal. Se seus dados forem como os meus, você terá várias informações de casamento duplicadas e incorretas. Esse é um bom lugar para começar a corrigir. Comece anexando suas fontes de casamento ao casal. Corrija os dados usando boas declarações sobre o motivo. Só estou fazendo alterações que eu possa confirmar com a evidência das fontes.




Acrescentar, Alterar e Remover Tipos de Parentesco
Selecionar o link Visualizar próximo ao filho vai abrir uma página do parentesco pais-filho. Nessa página você pode corrigir quaisquer tipos de parentesco (Biológico, Enteado, Adotivo, etc.).
 
Removendo Parentescos
Se tiver um parentesco que está incorreto, poderá apagá-lo. Isso é feito na página do parentesco. Selecione Excluir Parentesco na parte superior direita da página do casal ou do parentesco pais-filho. Será pedido a você que cite um motivo. Novamente, dê um motivo claro, completo. Esses parentescos excluídos são arquivados e podem ser restaurados, se necessário. Você vai encontrá-los no histórico das alterações  das  pessoas que foram afetadas por aquele parentesco. Selecione a “Referência” desse registro do histórico  das alterações para ir para uma cópia arquivada do parentesco. Selecionar “Restaurar”, que se encontra no canto superior direito do parentesco arquivado, traz o parentesco de volta.
 
Localização do Parentesco Excluído

 


Alterar Entrada de Registro para um Parentesco Excluído 




Localização do Parentesco Restaurado





Indexando em Grande Quantidade, Voluntários Continuam a Surpreender
 
Cada vez mais, a indexação está sendo considerada uma atividade que envolve e une, que traz o Espírito e ajuda a promover a obra do Senhor. Muitos projetos atuais de indexação em todo o mundo têm dado aos santos dos últimos dias a oportunidade de combinar os esforços com milhares de pessoas de outras religiões, bem como organizações cívicas e sociais (mais de 150.000 voluntários ao todo), para tornar esse registro grande e valioso disponível gratuitamente para todos.
 
O recente “Desafio Cinco Milhões de Registros”, realizado nos dias 1 e 2 de julho, demonstrou quão conhecida e envolvente a indexação está se tornando. Naquele dia mais de 46.000 voluntários apareceram e atingiram mais que o dobro da meta ao indexar e conferir um total de mais de 10,3 milhões de registros em um período de 24 horas.
 
“Aparentemente traçamos uma meta muito baixa”, disse Mike Judson, gerente do FamilySearch responsável pelo desenvolvimento dos voluntários da indexação. “Continuamos a ficar admirados com o número de voluntários compassivos que doam seu tempo para que outras pessoas possam traçar a história da sua família. O entusiasmo deles em indexar registros genealógicos históricos, para torná-los pesquisáveis online, é impressionante e incrivelmente gratificante”.
 
O FamilySearch está começando projetos regionais e nacionais em grande escala, de outras partes do mundo e em muitos idiomas. Por exemplo, a parceria histórica recente com os Arquivos Nacionais da Itália permite que o FamilySearch indexe milhões de registros civis italianos: registros de nascimento, casamento e morte. Milhares de voluntários (falantes do italiano e pessoas que possam aprender frases simples em italiano) são necessários para enfrentar esse desafio. Planos semelhantes estão sendo desenvolvidos para a América Latina. Em alguns casos, as estacas dos EUA e do Canadá serão convidadas a ajudar nesses projetos internacionais grandes.



O Que Acontece Quando Você Clica em “Aceitar” no FamilySearch?
 


 
“Links do Conhecimento”
 
Você já tentou montar um móvel e só depois percebeu que não tinha as ferramentas necessárias; mas continuou porque queria chegar até o fim? Ou, substituiu um ingrediente que não tinha o gosto do verdadeiro? Na tentativa de economizar tempo, às vezes tomamos atalhos ou fazemos coisas com as ferramentas inadequadas para concluir um projeto, atingir uma meta ou alcançar um destino conhecido, depois descobrimos que abrimos mão da qualidade em troca de uma imitação duvidosa ou até mesmo prejudicial. O que foi uma vez considerado um atalho pode resultar em uma lição cansativa.
 
Se você não está acessando o site new FamilySearch, você pode ter pego um atalho sem perceber. No entanto, você concordou. Você sabe com o que concordou? Todo usuário cadastrado no site new FamilySearch, no momento do cadastramento inicial, aceita as “Condições de Uso”. O documento contém vários aspectos de uso, inclusive a colaboração do usuário e algumas normas para o envio de nomes. Se você é como a maioria das pessoas, pode ter concordado sem ter lido esse documento importante. Entretanto, não é tarde demais; há um link localizado na parte inferior de cada página do site new FamilySearch chamado “Condições de Uso”. É escrito numa linguagem fácil de entender e é relativamente curto, diferentemente de muitos cadastros de softwares ou sites.
 
Por exemplo, se você está ajudando membros que estão enviando os nomes de seus antepassados para o trabalho no templo, seria útil que eles conhecessem o seguinte trecho das “Condições de Uso” com antecedência:
 
Enviar Nomes para as Ordenanças do Templo SUD. Os usuários não devem enviar nomes de pessoas com as quais não têm parentesco para as ordenanças vicárias do templo, inclusive nomes de celebridades ou pessoas famosas ou nomes obtidos em projetos de extração não aprovados, como os de vítimas do Holocausto Judeu.
 
Ou, talvez você esteja pesquisando sua genealogia por anos, e tenha acumulado uma árvore genealógica grande, e possa ter desenvolvido o que é chamado de “minha arvorite” – o sentimento de que essa é a minha árvore e não quero que ninguém mexa nela. Entretanto, quando você se cadastra no site new FamilySearch e lê as “Condições de Uso”, aprende que a colaboração é uma das metas do site new FamilySearch que pode reduzir a duplicação das pesquisas e das ordenanças.
 
Colaboração com Outros. Você reconhece que o propósito principal deste site é permitir a colaboração entre todos os usuários dos sites do FamilySearch que desejam expandir seu conhecimento sobre sua própria linhagem.
 
Talvez como um consultor de história da família e ao ajudar outras pessoas você esteja trabalhando no site new FamilySearch onde perguntas tenham surgido sobre o que fazer se você encontra algo inadequado. As “Condições de Uso” podem facilitar o aprendizado das respostas a essas e outras perguntas.
 
O conhecimento fomenta as decisões; a compreensão influencia as ações. O conhecimento e a compreensão criam um elo poderoso permitindo às pessoas “agir e não receber a ação” (2 Néfi 2:26). Reserve alguns momentos para familiarizar-se com o conteúdo das “Condições de Uso”. Isso vai não apenas beneficiá-lo em seu chamado da história da família, mas vai facilitar seu serviço em ajudar outras pessoas. Ao examinar esse recurso importante, você evitará as armadilhas que os atalhos podem, por vezes, conter e estará apto a tomar decisões conscientes ao usar o new FamilySearch.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Aplicativo de Indexação para Celulares Apple e Android


Aplicativo de Indexação do FamilySearch Já Está Disponível

  Enviado por Heather Whittle Wrigley, Notícias e Acontecimentos da Igreja
  • 5 ABRIL 2012
 O novo aplicativo de Indexação do FamilySearch vai permitir que mais pessoas contribuam, em grande ou pequena escala, para a pesquisa de história da família.

DESTAQUES DE ARTIGOS

  • Usando o aplicativo de Indexação do FamilySearch, os usuários de iPad e iPhone podem indexar registros em seu tempo livre.
  • Disponível em inglês e espanhol, o aplicativo permite aos usuários visualizar trechos de informações — um nome, um lugar ou uma outra informação relevante — de documentos históricos manuscritos.
  • As pessoas simplesmente transcrevem o que veem, e o sistema de indexação do FamilySearch adiciona os dados à coleção de registros genealógicos gratuitos do site FamilySearch.org.
Disponibilizado bem na época do lançamento de 2 de abril do censo dos Estados Unidos de 1940, os usuários do aplicativo gratuito de Indexação do FamilySearch agora ajudam as pessoas a preservar e compartilhar preciosos registros genealógicos de todo o mundo por meio de dispositivos móveis.
O novo aplicativo de indexação para dispositivos móveis está disponível para download na loja de aplicativos Apple(iOS dispositivos) ou no Google Play (versão Android).
Disponível em inglês e espanhol, o aplicativo permite aos usuários visualizar trechos de imagens — um nome, um lugar ou uma outra informação relevante — de documentos históricos manuscritos, como certidões de nascimento, de casamento ou registros do censo.
As pessoas simplesmente transcrevem (indexam) o que veem, e o sistema de indexação do FamilySearch adiciona os dados à coleção de registros genealógicos gratuitos disponíveis no site FamilySearch.org. (Para assegurar qualidade e precisão, o sistema compara o trabalho com respostas de outros voluntários até chegar a um consenso.)
Os usuários talvez observem que há algumas imagens de coleções que já foram indexadas ou de coleções novas. A reutilização de trechos anteriormente indexados ajudará os engenheiros do FamilySearch a determinar a qualidade dos resultados deste aplicativo e fazer futuras melhorias no sistema.
O aplicativo de Indexação do FamilySearch tem como objetivo complementar o programa de indexação do FamilySearch para computadores desktop, que permitiu que centenas de milhares de voluntários em todo o mundo indexassem registros genealógicos desde 2006. Hoje há mais de 2,5 bilhões de nomes acessíveis gratuitamente no banco de dados do familysearch.org, graças, em grande parte, ao esforço das pessoas.
Essa adaptação do programa para dispositivos móveis vai permitir que mais pessoas contribuam, seja em grande ou pequena escala. Os usuários irão inserir as mesmas informações de conta que usariam no programa de indexação para computadores desktop, mas não é necessário ter este programa para usar o aplicativo.
O aplicativo de Indexação do FamilySearch ainda não está plenamente integrado ao sistema de indexação, por isso aqueles que também indexam usando o programa padrão de Indexação do FamilySearch não verão as informações inseridas no aplicativo no programa para computadores desktop. Planejamos que essa integração ocorra em futuras versões

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Vídeos de Recursos para Líderes

Nesse link, vocês encontrarão vídeos que os ajudarão em seus trabalhos como Consultores de suas Alas ou Ramos ou Diretores de CHF!

Guia do Usuário do Novo FamilySearch

Guia do Usuário do Novo FamilySearch, Abril/2012



Este é o link para abrir o Guia do Usuário do Novo FamilySearch. Espero que os ajudem em suas dúvidas!

Boletim Informativo do Consultor do FamilySearch


 

Boletim Informativo do Consultor do FamilySearch


Maio de 2012

Bem-vindo ao boletim informativo do consultor de história da família. Estamos entusiasmados por cuidar desta publicação online, assim você pode facilmente acessar artigos, ver edições passadas, compartilhar seus comentários, ver o que os outros escreveram e ajudar no crescimento da comunidade de consultores de história da família e de líderes do sacerdócio. Nesta edição:


Normas de Envio de Nomes

A Primeira Presidência publicou recentemente um comunicado dando ênfase à norma de envio de nomes ao templo. Muitas perguntas foram feitas pelos consultores. Seguem-se cinco das perguntas mais frequentes e as respostas que demos:

Pergunta 1:
Olá. Obrigado por enviar-me o e-mail a respeito do envio de nomes. Recebi esse e-mail (e possivelmente outros) porque enviei um nome que não estava autorizado?

Resposta 1:
Os e-mails que você recebeu foram enviados a todos os membros inscritos no novo FamilySearch. Eles não foram enviados a pessoas específicas.

Pergunta 2:
Até que “ramo” da árvore genealógica pode-se considerar alguém como parte da família ou parente?

Resposta 2:
Você pode continuar a trabalhar nas linhagens colaterais ou de descendentes. Apenas certifique-se de manter-se dentro de sua própria linhagem familiar. Caso, por exemplo, você passe para o lado da linhagem de um cônjuge, as pessoas já não serão seus parentes. Trata-se da família do cônjuge. O ponto-chave para quase toda norma é que a pessoa seja parente seu. Se você seguir essa diretriz, não haverá problemas.

Pergunta 3:
Posso realizar o trabalho de ordenanças do templo para membros de minha família que já morreram há 95 anos?

Resposta 3:
Houve uma atualização recente nessa norma, de modo que nossos antepassados precisam ter nascido há pelo menos 110 anos antes que o nome deles possa ser enviado para o trabalho do templo sem a necessidade de autorização do parente vivo mais próximo. O trabalho vicário que já foi iniciado para pessoas nascidas nos últimos 95 anos, de acordo com as regras de envio anteriores, pode ser concluído.

Pergunta 4:
Nossa família tem várias linhagens familiares que não são necessariamente relacionadas conosco legalmente. Por exemplo: minha mãe foi legalmente adotada pelos avós dela, mas quando adolescente foi criada por sua mãe e um padrasto. Que linhagem podemos seguir?

Resposta 4:
Você pode encontrar a maioria das normas relacionadas a essa pergunta no capítulo 7, página 33, do Guia do Membro para o Trabalho do Templo e da História da Família. Você pode acessar o guia online, ou pedir um exemplar para seu secretário da ala, ou adquiri-lo em qualquer centro de distribuição da Igreja. No manual, está explicado que você pode enviar nomes de sua linhagem biológica, adotiva ou de criação, para o trabalho do templo.

Pergunta 5:
A família da minha mãe é judia e alguns membros da minha família pereceram no Holocausto, na Polônia, durante a Segunda Guerra Mundial. Gostaria de fazer o trabalho do templo por eles, mas preciso saber se estou autorizado a fazê-lo. Além disso, devo realizar o trabalho apenas para os familiares diretos, como avós, bisavós, primos e assim por diante?

Resposta 5:
O envio de nomes para o trabalho do templo para as pessoas que morreram no Holocausto é uma questão muito delicada, e há regras específicas para isso. Segue-se abaixo a norma oficial da Igreja, que pode ser encontrada na Central de Ajuda do novo FamilySearch.

Os membros não podem fazer as ordenanças por judeus vítimas do Holocausto, exceto sob as seguintes condições:
  • Que sejam membros da família imediata da pessoa falecida (definido como pai ou mãe, cônjuge, filho ou filha) ou
  • que tenham permissão de todos os membros vivos da família imediata, ou
  • que tenham permissão do parente vivo mais próximo, se não houver membros vivos da família imediata.
Essa norma se aplica apenas aos registros do Holocausto. Outros registros devem seguir as normas da Igreja explicadas no guia do membro citado na resposta quatro.

Acesso Antecipado ao Family Tree
Como consultor de história da família, você deve estar ciente do novo Family Tree, no site FamilySearch.org, que será lançado publicamente nos próximos meses. Neste momento, gostaríamos de convidá-lo a usá-lo antes de seu lançamento para o público em geral. Precisamos da sua participação para nos ajudar a torná-lo melhor.
Tenha em mente que os recursos e os menus podem mudar nesta fase de desenvolvimento, assim como a sua experiência na utilização do programa provavelmente mudará também.
Assim que os recursos e as funções estiverem estabelecidos, o Family Tree vai substituir o new.familysearch.org e estará gratuita e publicamente disponível para todas as pessoas, no mundo inteiro.
O Family Tree permitirá que você:
  • Conecte-se e colabore com outras pessoas  que têm interesse por uma linhagem de antepassados comum.
  • Adicione, modifique e apague relações de parentesco entre indivíduos no Family Tree. Em breve!
  • Discuta e identifique a fonte de informações genealógicas vitais para melhorar as conclusões ao longo do tempo.
  • Adicione antepassados específicos a uma “Watch List” (Lista de Vigilância Prioritária) pessoal a fim de receber notificações sempre que forem adicionadas informações sobre esses antepassados ou sempre que elas forem modificadas.
  • Experimente novos recursos e funções à medida que eles forem acrescentados nos próximos meses.
Comece hoje mesmo! Siga as instruções abaixo para ativar sua conta e ser um dos pioneiros desta nova abordagem do trabalho de história da família.

Primeira Ativação de Conta para Acesso ao Family Tree

Para ativar sua conta FamilySearch atual a fim de acessar o Family Tree, basta entrar no sistema pela página de acesso especial. Vá parahttp://familysearch.org/invite/familytree_tab e entre usando seu nome de usuário e senha normais. Isso acontecerá apenas na primeira vez que tiver de acessar essa página.
Promessa do Élder Bednar
Histórias de Sucesso:  Promessa do Élder Bednar
Segue-se o relato da experiência pessoal de uma mãe que utilizou o trabalho de história da família para fortalecer sua própria família.
Quando um filho, que se preparava para entrar no campo missionário, começou a namorar uma moça que não era membro da Igreja, a mãe dele ficou preocupada e procurou aconselhá-lo, — mas ele não quis ouvir. A preocupação de que o filho não permanecesse digno para uma missão a distraiu de outras responsabilidades, inclusive a data final de entrega de um trabalho para seu curso de direito, no dia seguinte. Ela se aconselhou com o pai, que sugeriu que ela lesse o discurso do Élder David A. Bednar, da conferência geral, “O Coração dos Filhos Voltar-se-á”, estabelecer uma data para que a família começasse a trabalhar na história da família, e depois orar pedindo a ajuda do Senhor para cumprir a meta. Ela concordou, leu o discurso e foi consolada pela promessa do Élder Bednar aos jovens: “Ao participarem desse trabalho sagrado e amarem-no, serão protegidos em sua juventude e por toda a vida” (A Liahona, novembro de 2011, p. 27). Ela decidiu começar no domingo seguinte e quando aquela mãe fiel terminou sua oração, sua mente estava livre de preocupações, e ela conseguiu concentrar-se no cumprimento da meta estabelecida.
No domingo seguinte, ela procurou cumprir o compromisso que fizera, mas nem todos os membros da família estavam concentrados na atividade. Concordaram em prosseguir na reunião familiar do dia seguinte. A família leu o artigo do Élder Bednar, e os filhos notaram que ele aconselhou os pais a não fornecerem instruções e treinamento por demais detalhados. Em vez disso, os jovens eram convidados “a explorar, a experimentar e a aprender por si mesmos” (“O Coração dos Filhos Voltar-se-á”, p. 27), usando olds.org/familyhistoryyouth como ferramenta. Os filhos propuseram que no domingo seguinte cada membro da família usasse seu próprio computador para participar do trabalho de história da família.
Depois daquilo, houve serena paz no lar, e o filho novamente se concentrou em preparar-se para a missão. A mãe então leu o artigo do Élder Bednar, na revista A Liahona, de abril de 2012, “A Expiação e a Jornada da Mortalidade”, e sentiu-se fortalecida por uma melhor compreensão de como a graça do Senhor se estendia a ela graças a sua fé e disposição de fazer e cumprir compromissos, com base nos ensinamentos dos apóstolos modernos.

Usar o Vídeo

Histórias de Sucesso:  Estaca Estabelece Metas Usando o Guia para o Líder e o DVD
A Igreja produziu muitos vídeos excelentes para ajudá-lo em seu chamado. Segue-se um modo de usar um deles. A estaca Willard, Área Utah Norte, mostrou recentemente o vídeo do DVD Voltar o Coração na sessão da noite de sábado da conferência da estaca e depois convidou todos os membros da estaca (cerca de 3.300 membros) a pesquisar e a preparar um cartão de arquivo da família e realizar as ordenanças por aquelas pessoas nos doze meses seguintes — por ocasião da inauguração do Templo de Brigham City Utah (em setembro de 2012). Os líderes da estaca quiseram que os menos ativos participassem daquele trabalho (e realizaram “visitas de resgate”) e também as pessoas que não podiam sair de casa. Foi um excelente exemplo, no qual a liderança do sacerdócio estabeleceu uma meta atingível usando o trabalho do templo e da história da família no trabalho de salvação.
Envie-nos seus comentários! Conte-nos a respeito das metas de sua estaca na utilização da História da Família e do Templo no trabalho de salvação. Também queremos saber como você usou o DVD para treinamento dos conselhos e consultores da ala.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Faleceu o Elder Glaiton Ferreira da Silva- Servia no Templo de Recife



Faleceu o Elder 
Glaiton Ferreira da Silva, na madrugada do dia 07 de maio.
O Elder Glaiton estava servindo missão no Templo de Recife, faleceu durante a madrugada.
Ele foi submetido ontem a uma cirurgia para retirada de um dos rins, que durou 12 horas, depois de concluída com sucesso ele não retornou da anestesia... teve 3 paradas cardíacas, sendo que em duas delas eles o reanimaram, mas na 3 não conseguiram fazer ele voltar. Ele não mais recobrou a consciência depois que inciou a cirurgia.
O Élder Glaiton serviu também como missionário da História da Família na Estaca Jundiaí Represa, onde residia com sua família. 
Deixa por esta vida esposa, filhos e netos.

Nossos sinceros sentimentos de pesar à esposa e toda família!
 

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Normas para o Envio de Nomes para as Ordenanças do Templo


Notificação


Data:         15 de maio de  2012
 
Assunto:         Normas para o Envio de Nomes para as Ordenanças do Templo 
 

 
Recentemente, a Primeira Presidência da Igreja reiterou as normas, declaradas inicialmente em 1995, sobre o envio de nomes para as ordenanças vicárias do templo. Pelo fato de você ser usuário do sistema (new.familysearch.org), onde as ordenanças do templo são liberadas e enviadas, você deve seguir essas normas importantes. Você encontrará a carta com as normas anexa a este e-mail. 
 
Em um artigo do jornal Church News relacionado ao assunto, o irmão Dennis C. Brimhall, diretor gerente do Departamento de História da Família, relatou que “a procura de nomes e a preparação deles para o trabalho que precisa ser realizado no templo é (…) uma responsabilidade, mas também um privilégio.  Esse privilégio é oferecido aos membros por aqueles que portam as chaves para [realizar] o trabalho.  [Essas] chaves (…) estão nas mãos da Primeira Presidência da Igreja” (Sarah Jane Weaver, “Family History—Church Asks Members to Understand Policies” [História da Família — A Igreja Pede Que os Membros Entendam as Normas], Church News, 1º de março de 2012). (Clique aqui para ver o artigo.) Essas normas foram estabelecidas pela Primeira Presidência. Portanto, as Condições de Uso para os usuários dos sites new.familysearch.org e familysearch.org precisam estar em conformidade com as normas antes de você enviar nomes para o templo. A não conformidade por parte de um usuário pode resultar na perda do privilégio de usar o sistema.
 
Se houver quaisquer perguntas, não hesite em fazê-las ao seu consultor de história da família local ou a qualquer pessoa que estiver servindo no centro de história da família. 
 
 

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Convite para Indexadores em Todo o Mundo

Convite para Indexadores em Todo o Mundo


Desde a introdução da indexação no FamilySearch em 2006, já foram digitalizados mais de 800 milhões de registros. Mas o trabalho não está concluído, e a necessidade de indexadores no mundo inteiro está aumentando.
Quando Hilary Lemon, de Utah, EUA, voltou da missão, ainda faltavam alguns meses para suas aulas recomeçarem. Ao procurar maneiras produtivas de usar o tempo, passou a ajudar com a indexação on-line no FamilySearch. Começou a indexação em inglês, mas logo percebeu que havia oportunidades de indexação em outras línguas, inclusive o português, o idioma que aprendera na missão.
“Como fiz missão em Portugal, interessei-me pelos projetos de indexação existentes para o Brasil e Portugal. Meu interesse aumentou quando vi um projeto de Setúbal, Portugal, uma das áreas onde servi”, conta Hilary.
Hilary é uma voluntária que está ajudando a atender às necessidades cada vez maiores do FamilySearch de indexar registros em outros idiomas além do inglês. Como os outros 127 mil voluntários ativos, Hilary está extraindo os nomes e eventos de falecidos, a fim de que os membros consigam encontrar as informações que buscam e realizar as ordenanças do templo por seus antepassados.

O que É a Indexação?

A indexação no FamilySearch é o processo de leitura das versões digitalizadas de registros físicos — tais como registros vitais, de recenseamentos, inventários e registros eclesiásticos — e de lançamento dos dados neles contidos num banco de dados pesquisável on-line. Por meio desse trabalho, os voluntários de indexação permitem que os membros e outros pesquisadores de história da família localizem facilmente os dados de seus antepassados na Internet.
A indexação conferiu simplicidade e facilidade ao trabalho de história da família. “Antigamente, quem estava à procura de parentes precisava consultar microfilmes. Quando achava um familiar que buscava, podia encontrar outros nomes da mesma família. Mas para isso era preciso retroceder o microfilme várias vezes”, explica József Szabadkai, indexador da Hungria.
Hoje o FamilySearch continua a reunir registros históricos mantidos por governos e particulares do mundo inteiro. Mas em vez de simplesmente filmar os registros e pôr os filmes à disposição de pesquisadores, os funcionários do FamilySearch os digitalizam para serem usados no programa de indexação. Os voluntários baixam essas imagens para seu computador e digitam os dados como os veem. Dessa forma, os dados são digitalizados e podem ser encontrados pela função de busca noFamilySearch.org enquanto os pesquisadores trabalham no conforto do próprio lar.

Até que Ponto Já Chegou a Indexação?

Desde a introdução da indexação no FamilySearch 2006, os indexadores voluntários fizeram um progresso significativo — já transcreveram, até o momento, cerca de 800 milhões de registros. Mas o trabalho está longe de estar concluído. Os Depósitos da Montanha de Granito em Salt Lake City, onde são armazenados e protegidos os registros filmados, contêm cerca de 15 bilhões de registros — e mais registros são adicionados constantemente. Esses registros contêm informações sobre bilhões de pessoas de mais de 100 países em mais de 170 idiomas.
Robert Magnuski, missionário de serviço da Igreja e indexador ativo da Polônia, está vivenciando em primeira mão a demanda por mais voluntários de idiomas que não o inglês. “Devido à partição do país de 1772 a 1918, os registros da Polônia foram mantidos em quatro idiomas: russo, alemão, latim e polonês”, explica ele. Como os indexadores da Polônia em sua maioria falam polonês, começaram indexando os registros escritos nesse idioma. Então ainda há trabalho a ser feito nos registros em russo, alemão e latim. Com o auxílio de voluntários de diferentes países que têm experiência com várias línguas, os pesquisadores de história da família do mundo inteiro podem encontrar seus antepassados — independentemente do idioma em que foram registrados os dados vitais.
Para facilitar o acesso a esses registros, o programa de indexação foi posto à disposição em onze idiomas: alemão, espanhol, francês, holandês, inglês, italiano, japonês, polonês, português, russo e sueco. As pessoas que falam qualquer um desses idiomas — como idioma materno ou aprendido no serviço missionário, por estudo ou de outra forma — são incentivadas a inscreverem-se e começarem a indexar registros.

Como É que Começo?

É rápido e fácil começar a trabalhar como indexador voluntário. Siga as instruções contidas em indexing.familysearch.org para baixar o programa para seu computador. Em seguida, crie uma conta e selecione um grupo ou “lote” de registros a indexar. Os registros foram agrupados em pequenos lotes de 20 a 50 nomes para permitir que os voluntários passem o tempo que desejarem indexando, de acordo com suas possibilidades. Cada lote leva cerca de 30 minutos para ser concluído, mas é possível parar no meio e recomeçar depois, pois o programa salva o trabalho já realizado. Caso o lote não seja terminado dentro de uma semana, será automaticamente posto à disposição de outras pessoas.
Lotes de países do mundo inteiro estão sendo fornecidos para indexação à medida que os registros desses países são adquiridos pelo FamilySearch. O irmão Szabadkai é da Hungria, mas começou a indexar registros em inglês e africâner até que foram disponibilizados registros de seu próprio país. “O anúncio do primeiro lote húngaro em 2011 foi um momento de enorme felicidade”, recorda o irmão Szabadkai. “Muitos membros húngaros, tanto jovens quanto idosos, inscreveram-se e tornaram-se indexadores entusiastas desde aquele momento.” O entusiasmo do irmão Szabadkai decorre da esperança de que muitos de seus próprios antepassados venham a ser encontrados à medida que esses registros forem transcritos. “Ao criarmos esse fantástico banco de dados, conseguiremos encontrar mais nomes de nossa família, poupando tempo e ajudando nossos antepassados a receberem suas ordenanças de salvação mais rapidamente.”

E Se Eu Não Tiver Acesso às Mais Novas Tecnologias?

Em várias partes do mundo, o acesso aos computadores e à Internet representa um desafio para algumas pessoas que estão ansiosas para indexar. Foi a situação enfrentada pelos líderes da Estaca Cidade do México Zarahemla quando resolveram envolver os jovens no programa. Como nem todos os jovens tinham computador em casa, os líderes da estaca decidiram reservar os laboratórios de informática de uma escola próxima para serem usados fora do horário de aulas.
Então os jovens trabalharam para indexar os registros do recenseamento mexicano de 1930. “Ao examinarem os documentos”, conta o Bispo Darío Zapata Vivas, “os jovens ficaram imaginando as pessoas que foram de casa em casa para coletar todas essas informações, sem saber que um dia seus esforços contribuiriam para a obra do Senhor de levar ‘a efeito a imortalidade e vida eterna do homem’” (Moisés 1:39).
Devido aos esforços criativos dos líderes da estaca para proporcionar acesso à tecnologia necessária, os jovens e outros membros da estaca conseguiram indexar mais de 300.000 registros num único mês.
Conforme demonstrado pelos jovens da Estaca Zarahemla, mesmo sem possuir computador é possível participar. O programa de indexação funciona em qualquer computador com acesso à Internet, de modo que pode ser usado na casa de outros membros, em centros de história da família, em capelas e até mesmo em escolas ou bibliotecas, onde for permitido.

As Bênçãos da Indexação

Os documentos portugueses que a irmã Hilary Lemon indexou eram certidões de batismo de mais de dois séculos. As páginas estavam desbotadas e a caligrafia rebuscada era de difícil leitura, mas ela perseverou no projeto ao pensar nos nomes escritos nas páginas como pessoas à espera das ordenanças do templo.
“Ao indexar, em mais de uma ocasião senti a agradável e forte impressão de que um dia um membro da Igreja português abriria aquele registro batismal que eu indexara e identificaria um antepassado seu”, relata Hilary. “Agora que foi anunciado um templo para Lisboa, Portugal, sei que chegará o dia em que os membros de lá encontrarão seus antepassados por causa do trabalho de indexação no FamilySearch que está sendo realizado.”
Com o auxílio de voluntários como a irmã Lemon, mais registros serão preservados, e será aberto o caminho para que pessoas falecidas desfrutem as bênçãos do evangelho em sua plenitude.
Para mais informações, visite o site indexing.familysearch.org ou entre em contato com o especialista de história da família da ala ou do ramo.

Encontrar Tempo para a História da Família

Muitas pessoas não conseguem encontrar tempo para se dedicar à história da família. Jonni Sue Schilaty, de Utah, EUA, encontrou uma maneira de encaixar a indexação em sua agenda. “Adoro indexar!” exclama a irmã Schilaty. “Quando meu marido e eu viajamos de carro, baixo lotes de registros para meu laptop e fico trabalhando off-line durante o trajeto. Quando chegamos ao destino, entro na Internet, insiro os lotes concluídos e em seguida baixo mais lotes para a viagem de volta. Aproveito cada minuto de que disponho para indexar e acho que essas viagens de carro deram muito certo para mim.”

Qualquer Pessoa Pode Indexar

A indexação adapta-se a pessoas em todas as fases da vida — inclusive estudantes, mães que não trabalham fora, empresários ou aposentados. David e Bernice Blyde serviram sete missões de tempo integral e atualmente estão em casa, na Nova Zelândia, onde continuam a servir. “Há sempre algo que podemos fazer na Igreja para nos mantermos ocupados e ativos”, garante a irmã Blyde. “A indexação cumpriu essa função para nós.” Desde 2009, a irmã Blyde já indexou mais de 180.000 nomes. “É emocionante estar envolvida neste programa maravilhoso”, afirma ela. “Este trabalho é vital para encontrar nossos antepassados e dar-lhes a oportunidade de progredir.”

O FamilySearch É de Fácil Utilização

Com o restante dos jovens da Estaca Chorley Inglaterra, Makenzie, de quinze anos, foi convidada pela presidência da estaca para indexar 200 nomes. “Os 200 acabaram se tornando 2.000!” recorda Makenzie. “É muito rápido e fácil indexar. Há instruções para nos ajudar a compreender nomes de pessoas e lugares. Compartilhei meu conhecimento de indexação com meus familiares e amigos, mostrando-lhes como criar sua própria conta e demonstrando como é simples e agradável.”