Páginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Convite para Indexadores em Todo o Mundo

Convite para Indexadores em Todo o Mundo


Desde a introdução da indexação no FamilySearch em 2006, já foram digitalizados mais de 800 milhões de registros. Mas o trabalho não está concluído, e a necessidade de indexadores no mundo inteiro está aumentando.
Quando Hilary Lemon, de Utah, EUA, voltou da missão, ainda faltavam alguns meses para suas aulas recomeçarem. Ao procurar maneiras produtivas de usar o tempo, passou a ajudar com a indexação on-line no FamilySearch. Começou a indexação em inglês, mas logo percebeu que havia oportunidades de indexação em outras línguas, inclusive o português, o idioma que aprendera na missão.
“Como fiz missão em Portugal, interessei-me pelos projetos de indexação existentes para o Brasil e Portugal. Meu interesse aumentou quando vi um projeto de Setúbal, Portugal, uma das áreas onde servi”, conta Hilary.
Hilary é uma voluntária que está ajudando a atender às necessidades cada vez maiores do FamilySearch de indexar registros em outros idiomas além do inglês. Como os outros 127 mil voluntários ativos, Hilary está extraindo os nomes e eventos de falecidos, a fim de que os membros consigam encontrar as informações que buscam e realizar as ordenanças do templo por seus antepassados.

O que É a Indexação?

A indexação no FamilySearch é o processo de leitura das versões digitalizadas de registros físicos — tais como registros vitais, de recenseamentos, inventários e registros eclesiásticos — e de lançamento dos dados neles contidos num banco de dados pesquisável on-line. Por meio desse trabalho, os voluntários de indexação permitem que os membros e outros pesquisadores de história da família localizem facilmente os dados de seus antepassados na Internet.
A indexação conferiu simplicidade e facilidade ao trabalho de história da família. “Antigamente, quem estava à procura de parentes precisava consultar microfilmes. Quando achava um familiar que buscava, podia encontrar outros nomes da mesma família. Mas para isso era preciso retroceder o microfilme várias vezes”, explica József Szabadkai, indexador da Hungria.
Hoje o FamilySearch continua a reunir registros históricos mantidos por governos e particulares do mundo inteiro. Mas em vez de simplesmente filmar os registros e pôr os filmes à disposição de pesquisadores, os funcionários do FamilySearch os digitalizam para serem usados no programa de indexação. Os voluntários baixam essas imagens para seu computador e digitam os dados como os veem. Dessa forma, os dados são digitalizados e podem ser encontrados pela função de busca noFamilySearch.org enquanto os pesquisadores trabalham no conforto do próprio lar.

Até que Ponto Já Chegou a Indexação?

Desde a introdução da indexação no FamilySearch 2006, os indexadores voluntários fizeram um progresso significativo — já transcreveram, até o momento, cerca de 800 milhões de registros. Mas o trabalho está longe de estar concluído. Os Depósitos da Montanha de Granito em Salt Lake City, onde são armazenados e protegidos os registros filmados, contêm cerca de 15 bilhões de registros — e mais registros são adicionados constantemente. Esses registros contêm informações sobre bilhões de pessoas de mais de 100 países em mais de 170 idiomas.
Robert Magnuski, missionário de serviço da Igreja e indexador ativo da Polônia, está vivenciando em primeira mão a demanda por mais voluntários de idiomas que não o inglês. “Devido à partição do país de 1772 a 1918, os registros da Polônia foram mantidos em quatro idiomas: russo, alemão, latim e polonês”, explica ele. Como os indexadores da Polônia em sua maioria falam polonês, começaram indexando os registros escritos nesse idioma. Então ainda há trabalho a ser feito nos registros em russo, alemão e latim. Com o auxílio de voluntários de diferentes países que têm experiência com várias línguas, os pesquisadores de história da família do mundo inteiro podem encontrar seus antepassados — independentemente do idioma em que foram registrados os dados vitais.
Para facilitar o acesso a esses registros, o programa de indexação foi posto à disposição em onze idiomas: alemão, espanhol, francês, holandês, inglês, italiano, japonês, polonês, português, russo e sueco. As pessoas que falam qualquer um desses idiomas — como idioma materno ou aprendido no serviço missionário, por estudo ou de outra forma — são incentivadas a inscreverem-se e começarem a indexar registros.

Como É que Começo?

É rápido e fácil começar a trabalhar como indexador voluntário. Siga as instruções contidas em indexing.familysearch.org para baixar o programa para seu computador. Em seguida, crie uma conta e selecione um grupo ou “lote” de registros a indexar. Os registros foram agrupados em pequenos lotes de 20 a 50 nomes para permitir que os voluntários passem o tempo que desejarem indexando, de acordo com suas possibilidades. Cada lote leva cerca de 30 minutos para ser concluído, mas é possível parar no meio e recomeçar depois, pois o programa salva o trabalho já realizado. Caso o lote não seja terminado dentro de uma semana, será automaticamente posto à disposição de outras pessoas.
Lotes de países do mundo inteiro estão sendo fornecidos para indexação à medida que os registros desses países são adquiridos pelo FamilySearch. O irmão Szabadkai é da Hungria, mas começou a indexar registros em inglês e africâner até que foram disponibilizados registros de seu próprio país. “O anúncio do primeiro lote húngaro em 2011 foi um momento de enorme felicidade”, recorda o irmão Szabadkai. “Muitos membros húngaros, tanto jovens quanto idosos, inscreveram-se e tornaram-se indexadores entusiastas desde aquele momento.” O entusiasmo do irmão Szabadkai decorre da esperança de que muitos de seus próprios antepassados venham a ser encontrados à medida que esses registros forem transcritos. “Ao criarmos esse fantástico banco de dados, conseguiremos encontrar mais nomes de nossa família, poupando tempo e ajudando nossos antepassados a receberem suas ordenanças de salvação mais rapidamente.”

E Se Eu Não Tiver Acesso às Mais Novas Tecnologias?

Em várias partes do mundo, o acesso aos computadores e à Internet representa um desafio para algumas pessoas que estão ansiosas para indexar. Foi a situação enfrentada pelos líderes da Estaca Cidade do México Zarahemla quando resolveram envolver os jovens no programa. Como nem todos os jovens tinham computador em casa, os líderes da estaca decidiram reservar os laboratórios de informática de uma escola próxima para serem usados fora do horário de aulas.
Então os jovens trabalharam para indexar os registros do recenseamento mexicano de 1930. “Ao examinarem os documentos”, conta o Bispo Darío Zapata Vivas, “os jovens ficaram imaginando as pessoas que foram de casa em casa para coletar todas essas informações, sem saber que um dia seus esforços contribuiriam para a obra do Senhor de levar ‘a efeito a imortalidade e vida eterna do homem’” (Moisés 1:39).
Devido aos esforços criativos dos líderes da estaca para proporcionar acesso à tecnologia necessária, os jovens e outros membros da estaca conseguiram indexar mais de 300.000 registros num único mês.
Conforme demonstrado pelos jovens da Estaca Zarahemla, mesmo sem possuir computador é possível participar. O programa de indexação funciona em qualquer computador com acesso à Internet, de modo que pode ser usado na casa de outros membros, em centros de história da família, em capelas e até mesmo em escolas ou bibliotecas, onde for permitido.

As Bênçãos da Indexação

Os documentos portugueses que a irmã Hilary Lemon indexou eram certidões de batismo de mais de dois séculos. As páginas estavam desbotadas e a caligrafia rebuscada era de difícil leitura, mas ela perseverou no projeto ao pensar nos nomes escritos nas páginas como pessoas à espera das ordenanças do templo.
“Ao indexar, em mais de uma ocasião senti a agradável e forte impressão de que um dia um membro da Igreja português abriria aquele registro batismal que eu indexara e identificaria um antepassado seu”, relata Hilary. “Agora que foi anunciado um templo para Lisboa, Portugal, sei que chegará o dia em que os membros de lá encontrarão seus antepassados por causa do trabalho de indexação no FamilySearch que está sendo realizado.”
Com o auxílio de voluntários como a irmã Lemon, mais registros serão preservados, e será aberto o caminho para que pessoas falecidas desfrutem as bênçãos do evangelho em sua plenitude.
Para mais informações, visite o site indexing.familysearch.org ou entre em contato com o especialista de história da família da ala ou do ramo.

Encontrar Tempo para a História da Família

Muitas pessoas não conseguem encontrar tempo para se dedicar à história da família. Jonni Sue Schilaty, de Utah, EUA, encontrou uma maneira de encaixar a indexação em sua agenda. “Adoro indexar!” exclama a irmã Schilaty. “Quando meu marido e eu viajamos de carro, baixo lotes de registros para meu laptop e fico trabalhando off-line durante o trajeto. Quando chegamos ao destino, entro na Internet, insiro os lotes concluídos e em seguida baixo mais lotes para a viagem de volta. Aproveito cada minuto de que disponho para indexar e acho que essas viagens de carro deram muito certo para mim.”

Qualquer Pessoa Pode Indexar

A indexação adapta-se a pessoas em todas as fases da vida — inclusive estudantes, mães que não trabalham fora, empresários ou aposentados. David e Bernice Blyde serviram sete missões de tempo integral e atualmente estão em casa, na Nova Zelândia, onde continuam a servir. “Há sempre algo que podemos fazer na Igreja para nos mantermos ocupados e ativos”, garante a irmã Blyde. “A indexação cumpriu essa função para nós.” Desde 2009, a irmã Blyde já indexou mais de 180.000 nomes. “É emocionante estar envolvida neste programa maravilhoso”, afirma ela. “Este trabalho é vital para encontrar nossos antepassados e dar-lhes a oportunidade de progredir.”

O FamilySearch É de Fácil Utilização

Com o restante dos jovens da Estaca Chorley Inglaterra, Makenzie, de quinze anos, foi convidada pela presidência da estaca para indexar 200 nomes. “Os 200 acabaram se tornando 2.000!” recorda Makenzie. “É muito rápido e fácil indexar. Há instruções para nos ajudar a compreender nomes de pessoas e lugares. Compartilhei meu conhecimento de indexação com meus familiares e amigos, mostrando-lhes como criar sua própria conta e demonstrando como é simples e agradável.”

Leque de Genealogia

Olha que idéia legal pra quem gosta de Genealogia!
Nesse site é formado a sua genealogia em forma de leque. Está em inglês, mas quem usa o Google Chrome tê a opção de traduzir a página em tempo real. Fica muito legal, dá pra ver quem está faltando e o mais interessante: Usa-se a senha do FamilySearch, e ai automaticamente todos os nomes registrados vão pro leque! 
Ficaram curiosos? 
Olha o link do site:

Leque de Genealogia

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Para Quem Posso Fazer Ordenanças?

Um Ano Depois da Morte:
Os membros da Igreja podem realizar ordenanças para pessoas falecidas há pelo menos um ano, não importando a dignidade, a capacidade mental ou a causa da morte. 

Nascidos Há 110 anos ou Casados Há 100 Anos:
É preciso que tenham permissão do parente vivo mais próximo, se não houver nenhum membro vivo da família imediata. Pessoas nascidas há pelo menos 110 anos ou casadas há pelo menos 100 anos são consideradas falecidas, e o novo FamilySearch liberará suas ordenanças. 

Exceções à Norma de Um-Ano-Depois-da-Morte:
Para todas as exceções à norma de um-ano-depois-da-morte, procure seu bispo.

*Membros Falecidos Dignos:



  •  Não é exigido o período de espera para membros falecidos dignos que teriam ido ao templo, mas não o fizeram, por motivos alheios a sua vontade. Procure seu bispo e peça-lhe uma carta que confirme a dignidade da pessoa.
  • Os membros dignos que faleceram no ano seguinte ao do batismo e da confirmação podem receber as ordenanças um ano depois da data do batismo. Procure seu bispo.
  • Os membros dignos que faleceram no ano seguinte ao do casamento civil podem ser selados um ano depois da data do casamento civil. Procure seu bispo.

*Pessoas Supostamente Mortas:


Pessoas supostamente falecidas incluem:

  1. Pessoas desaparecidas em combate, perdidas no mar ou declaradas legalmente mortas;
  2. Pessoas que desapareceram sob circunstâncias em que a morte é presumida, embora o corpo não tenha sido recuperado.
Você pode fazer as ordenanças dez anos a contar da data do suposto falecimento. Procure seu bispo.

*Pessoas Desaparecidas:

Para pessoas desaparecidas e não supostamente falecidas, você pode realizar as ordenanças 110 anos depois da data do nascimento. Procure seu bispo.

Antes de realizar ordenanças por alguém nascido nos últimos 100 anos, obtenha permissão do parente vivo mais próximo. Os parentes vivos mais próximos são, nesta ordem: CÔNJUGE, depois, FILHOS, PAIS e, por fim, IRMÃOS.

Imprimir Gráficos de Linhagem Familiar e Registros de Grupo Familiar

Imprimir Informações


Use o recurso de impressão de seu navegador para imprimir as informações que se encontram na tela.


Assim, você pode imprimir o seguinte:
• As informações atualmente mostradas na tela Eu e Meus Antepassados.
• Um registro de grupo familiar.
• Sua lista de ordenanças do templo.


1. Exibir as informações que deseja imprimir.


2. Clique no botão imprimir correto:
• Se estiver na Tela Gráfico de Linhagem Familiar com Detalhes, clique em Imprimir.
• Se estiver em uma das seguintes telas: Árvore Genealógica, Lista de Pessoas ou Registro de Grupo
Familiar, clique no menu Arquivo e selecione Imprimir. Siga o mesmo procedimento para imprimir a lista de ordenanças do templo.
Observação: Você pode imprimir até dez gerações de antepassados ou descendentes na visualização
da Árvore Genealógica.
A janela de impressão do navegador aparecerá.
3. Clique em Imprimir.
As informações serão impressas. As fontes contidas no registro de grupo familiar não são impressas.

Novos Recursos a Partir de Outubro de 2011

A partir da publicação de junho de 2011, todos os questionamentos enviados anteriormente começaram a ser movidos para os debates. Esse processo já foi concluído. Você não encontrará mais questionamentos no sistema. Para encontrar as informações que ficavam nas notas dos questionamentos, veja os debates das pessoas. Para identificar possíveis erros e discutir possíveis correções, use os debates de outras pessoas.


Usar os Debates


Para encontrar debates de alguém em especial:
1. No gráfico de linhagem, clique no nome da pessoa.
2. No painel de detalhes, clique em Debates.
3. Agora você pode começar a usar os debates:
• Para iniciar um novo tópico de debate, clique em Iniciar um Novo Debate.
• Para fazer comentários em um debate ou comentário que já existe, clique no link Comentar daquele debate ou comentário.


O Site do Novo FamilySearch Outubro de 2011 
1• Para alterar um debate ou comentário criado por você, clique no link Alterar do debate ou comentário.
• Para apagar um debate ou comentário criado por você, clique no link Apagar do debate ou comentário.
4. (Opcional) Se quiser receber uma notificação por e-mail semanalmente quando alguém iniciar um novo debate ou postar um comentário sobre essa pessoa, clique em Participar, que fica no canto superior direito do painel de detalhes.


Debates sobre Questionamentos Anteriores


O debate “Questionamentos Anteriores” contém todas as observações associadas ao debate anteriormente.
Nesse debate, você poderá fazer o seguinte:
• Revisar os questionamentos que foram colocados no registro de uma pessoa.
• Fazer comentários sobre os questionamentos. Isso levará a correções que resolverão os problemas.
• Alterar ou apagar seus questionamentos.


Observação: Não é possível excluir todo o debate “Questionamentos Anteriores”.

Usuários de Indexação

Aqui vai o link do Guia para Usuários de Indexação:


Link Usuários de Indexação


Bom pra quem ainda tem dúvidas de como se fazer a indexação!!!